PEDRO MIWA

TELHADOS ECOLÓGICOS

ㅤㅤCom a diminuição das áreas passíveis de ajardinamento nos grandes centros urbanos, os telhados ecológicos são uma opção interessante para compor cenários verdes que embelezam e desempenham importantes papéis ecológicos. 

  • O ciclo das águas no meio urbano:

ㅤㅤA urbanização maciça do último século e a que ocorre nesta primeira década do século XXI com o expressivo crescimento das cidades provoca a diminuição da cobertura vegetal original, além de uma intensa impermeabilização do solo, fatores que tem modificando drasticamente o ciclo hidrológico, com alterações significativas nos volumes de água que escoam para os corpos naturais (rios e lagos).
O ambiente impermeabilizado passa a direcionar maior parcela de água pluvial a um escoamento superficial, dada a redução da interceptação vegetal e da infiltração natural no solo em direção ao lençol freático. A conseqüência deste processo é um aumento nos volumes escoados, ao mesmo tempo em que ocorre a redução do tempo de concentração, provocando assim cheias rápidas e violentas, tornando cada maior o número de pontos críticos de alagamento.
Políticas de controle de fluxo e retenção temporária das águas pluviais estão em implementação procurando minimizar o impacto dos rápidos escoamentos e enchentes. Pisos drenantes e semipermeáveis estão sendo adotados, sistemas de retenção temporária de águas pluviais são construídos e telhados verdes surgem como aliados na melhoria das condições ambientais urbanas.

O que são os telhados ecológicos?

ㅤㅤOs telhados ecológicos são estruturas que se caracterizam pela aplicação de cobertura vegetal sobre as edificações. Consistem basicamente em uma camada de substrato onde a água é retida e algum tipo de vegetação possa se desenvolver disposta sobre uma camada de drenagem responsável pela retirada da água excedente.
ㅤㅤEstes telhados surgem como uma alternativa de cobertura capaz de proporcionar várias vantagens sobre as coberturas convencionais, dentre as principais:

  • Diminuição do volume e velocidade nas águas de pluviais de escoamento superficial;
  • Melhoria nas condições de conforto ambiental nas edificações pela redução da carga térmica;
  • Criação de visuais paisagísticos;
  • Proteção da cobertura contra a luz solar (principalmente raios UV) e aumento da vida útil do telhado.

ㅤㅤDe todos os aspectos expostos o que sem dúvida mais se destaca nos telhados verdes é o fator de redução do escoamento superficial, que se deve ao seguinte aspecto: -Como o telhado verde é composto por substrato e plantas, ele tem a capacidade de reter água e atrasar o pico do escoamento pela absorção parcial do volume de água.

ㅤㅤEsse tipo de tecnologia está sendo usado em diversos países da Europa (Alemanha, Holanda e Suíça) e nos Estados Unidos, onde é adotada não só em empreendimentos residenciais como também comerciais e industriais de larga escala.
ㅤㅤO uso de telhados verdes no controle do escoamento superficial tende a crescer mundo afora, porém ainda pouco se conhece destes telhados ecológicos e seu efeito benéfico sobre o escoamento pluvial aqui no Brasil.

TELHADOS ECOLÓGICOS, REFRESCANDO CIDADES

ㅤㅤCobrir os prédios da cidade com vegetação, criando telhados e paredes verdes, pode substancialmente economizar energia por reduzir a necessidade de ar condicionado, dizem os pesquisadores. Seu estudo sugere que telhados e paredes verdes podem refrescar a temperatura do local entre 3,6°C e 11,3°C dependendo da cidade. Eleftheria Alexandri e Phil Jones da escola de Arquitetura da Universidade de Cardiff do Reino Unido reproduziram o micro clima em volta e dentro dos edifícios utilizando um modelo computadorizado. Foi feita uma comparação entre edifícios de concreto e os de concreto coberto com vegetação.
ㅤㅤEstas superfícies verdes já vêm sendo utilizadas com coberturas de musgos, gramados e até mesmo arbustos e arvores. Na Suíça o uso de telhados cobertos com plantas dos Alpes que requerem pouco solo está se tornando comuns.
ㅤㅤOs pesquisadores compararam efeitos das superfícies verdes em nove cidades mundiais, incluindo a subártica Montreal, Londres, a úmida Mombai e Brasília. Em todos os casos, eles estudaram o mês de temperaturas mais quentes.
ㅤㅤEles constataram que as paredes e telhados verdes refrescariam o clima local em todas as cidades e quanto mais quente o clima maior o efeito.
ㅤㅤSe, por exemplo, um grupo de edifícios em Riad, na Arábia Saudita, estiver envolto em vegetação, a diferença entre prédios seria de 9,1°C mais fresca durante o dia, de acordo com o modelo dos pesquisadores. O pico da diferença seria de 11.3°C a menos. As superfícies verdes baixam a temperatura de duas maneiras. Primeiro, absorvem menos calor do sol. Superfícies quentes esquentam o ar em volta delas de maneira que se refrescarmos a superfície, a vegetação também afeta a temperatura do ar. Em segundo, as plantas também refrescam o ar por evaporar o ar num processo chamado evapotranspiração.
ㅤㅤÀ medida que as cidades são revestidas de concreto e pavimentos, perdem o efeito refrescante da vegetação. Isto gera o que conhecemos por “efeito ilha de calor urbano”. Este efeito pode ser contornado pela introdução de telhados verdes nas cidades.
Além disto os telhados verdes podem também reduzir significativamente a demanda por eletricidade, gerada por combustíveis fósseis e então contribuindo para a redução do aquecimento global.

ㅤㅤNos últimos anos, a Europa e América do Norte têm sido atingidas por severas ondas de calor, cujo efeito se faz sentir mais nas cidades. Imagina-se que em 2003, uma onda de calor na Europa tenha causado a morte de 35000 pessoas. Uma pesquisa aponta que a freqüência de dias extremamente quentes triplicou desde 1880.
ㅤㅤAlém de adicionar uma camada de isolamento no prédio, as superfícies verdes podem reduzir a demanda por ar condicionado dentro dos prédios. Em Brasília, a necessidade de ar condicionado de um prédio é eliminada durante o mês mais quente do ano se for utilizado telhados e paredes verdes.
Em cidades mais quentes, como Riad (Arábia Saudita), o numero de horas de ar condicionado seria cortado de 12 pra 5 horas.
ㅤㅤAlguns sistemas de ar condicionado ainda usam químicos que prejudicam a camada de ozônio e a demanda por condicionadores de ar tende a crescer com o processo de aquecimento global, então telhados verdes podem ajudar a conter esta demanda e reverter um ciclo.