“De forma diversa às estações mais quentes do ano, o inverno apresenta um charme particular, pois as plantas e flores sazonais mudam de aparência e emolduram a paisagem de forma inusitada”.
PAISAGENS DE INVERNO
ㅤㅤConforme a região o inverno brasileiro assume diferentes características que influenciam o ciclo natural da vegetação. Em grande parte do norte e nordeste a paisagem permanece exuberante e as temperaturas médias ficam na casa do 23ºC, enquanto que no Sul, sobretudo nas serras, as médias de temperatura ficam por volta de 10ºC com madrugadas muito frias com os termômetros abaixo de 0ºC e geadas.
ㅤㅤQuando a órbita do planeta faz com que a distância relativa do Sol se altere em relação aos seus hemisférios (norte e sul) ocorre o solstício. Enquanto as latitudes setentrionais do planeta são brindadas pela chegada dos cálidos dias de verão, o hemisfério sul tem seus dias encurtados e suas temperaturas decrescem: – é a chegada do inverno.
ㅤㅤO inverno brasileiro apresenta uma variabilidade muito grande na paisagem, uma vez que aqui na América do Sul a intensidade e duração das massas de ar frio estão ligadas ao fenômeno “El niño”. Em linhas gerais pode-se dizer que na Região Sul, especialmente nas serras a temperatura é muito baixa durante a madrugada, geadas freqüentes e nevascas ocasionais colorem de branco os campos e matas. O Sul do país é marcado pelo florescimento de vários tipos de capins que matizam os campos com tons de prateado, arroxeado e amarelos castanhos. Muitas árvores perdem as folhas e a luz obliqua do sol provoca variados efeitos de sombras.
ㅤㅤA maior parte da Região Centro Sul, especialmente o cerrado central, passa por uma época de estiagem com grande parte da vegetação ficando sem folhas e com algumas árvores como o ipê roxo e a suinã apresentando uma vistosa floração. Em localidades urbanas como na cidade de São Paulo, muitas árvores exóticas estão florescendo, contrastando com o céu nublado e o concreto.
ㅤㅤNo Nordeste as áreas sujeitas ao regime climático mediterrâneo apresentam precipitações fortes que aliadas às temperaturas moderadas provocam uma explosão de brotações de novas folhas e flores na Caatinga, um panorama verdejante com duração de apenas poucos meses.
ㅤㅤA Região Norte por sua natureza equatorial quase não sofre alterações no que tange ao esplendor da vegetação; o que ocorre é um período de cheias que está relacionado com os rios tributários que trazem as águas das chuvas tanto do hemisfério norte quanto do sul.
ㅤㅤAs paisagens brasileiras no inverno possuem belezas particulares que não se observam em outras partes do mundo e apesar da pouca e rara neve é marcada por dias mais frios com auroras brancas envoltas por neblina e arrebóis laranja avermelhados como que desejando aquecer os fins de tarde.
ㅤㅤMuitas espécies de plantas são conhecidas como “plantas dos dias curtos”, o que isso significa? Bem, significa que são plantas que durante a evolução adaptaram-se aos dias com menos luz típicos da época do inverno, e que aproveitam esta época do ano para florescer e preparar suas sementes para a dispersão na primavera. Acredita-se que estas espécies adaptaram-se a florescer nos meses frios, pois existem algumas vantagens nesta época que estas habilidosas plantas souberam aproveitar, como:
ㅤㅤComo observado são variados os fatores de pressão ecológica que produziram espécies de plantas especialmente talhadas para sobreviver e tirar proveito do inverno são exemplares rústicos e belos que podem ser amplamente utilizados para o embelezamento de parques e jardins, criando pontos focais e brindando com cor e leveza os grises dias do inverno austral. Dentre espécies que florescem no inverno destacam-se:
ㅤㅤFlores anuais de curta duração: Amor-perfeito; Alissom; Flox; Petúnia e Cravina.
- Flores bulbosas: Narcisos; Jacintos e Tulipas.
- Flores perenes arbustivas: Hortênsia; Azálea; Rododendro e Caliandra.
- Árvores nativas: Ipê roxo; Suinã; Caniveteira; Mulungu e Manacá.
- Árvores exóticas ou alóctones: Cerejeira japonesa; Pessegueiro; Marmelo japonês;
- Paineira vermelha da Índia e Rododendro Himalaio.
- Plantas suculentas e cactos: Kalanchoe; Eufórbias; Aloés; Flor de maio e Epiphilum.
ㅤㅤO uso de plantas de florescimento hibernal, com outras que produzam flores em períodos diferentes garantem ao paisagismo uma riqueza em cores e texturas, que se revezam ao longo do ano causando surpresa e admiração no observador.