A mais nobre das flores.
ORQUÍDEAS
ㅤㅤAs orquídeas são admiradas como uma das mais belas flores que há, indiscutivelmente é muito difícil que alguém possa ficar indiferente a tamanha beleza. Essas jóias da natureza são encontradas em diversos tamanhos desde miniaturas do tamanho de uma noz até orquídeas terrestres com mais de dois metros de altura; a variedade de cores é imensa há brancas, rosas, vermelhas, amarelas, lilases, roxas, verdes, marrons e azuladas; também produzem uma gama de odores e fragrâncias desde o cheiro de chocolate, passando pelas notas cítricas e almiscaradas; a tão apreciada fragrância de baunilha é extraída dos frutos de uma orquídea – a Vanilla.
ㅤㅤOriginária das mais variadas regiões do mundo a família das orquidáceas forma um dos maiores grupos de plantas floríferas do mundo com mais de 100.000 espécimes entre naturais e híbridos, divididos por 750 gêneros. Deste enorme universo de espécies catalogadas e descritas pela ciência, 70% são originárias do Brasil o que comprova a riqueza de nossos biomas.
ㅤㅤAs orquídeas crescem em estado natural por todo o planeta em regiões temperadas, tropicais e equatoriais, e adotam estilos de vida diversos sendo que há espécies epífitas – que crescem presas às árvores; espécies rupícolas – que crescem em rochas; espécies terrestres – que crescem diretamente no solo. Qualquer que seja o estilo de vida da planta, uma coisa é certa, elas não são parasitas e sua vida está intimamente ligada a uma relação de simbiose com vários tipos de fungos que vivem entre suas raízes criando uma associação conhecida como micorriza. A orquídea dá ao fungo lugar para viver e água em troca o fungo fornece à planta nutrientes pré-processados obtidos da poeira do ar e de restos decompostos de galhos e folhas, aliás, é a micorriza que dá às raízes das orquídeas a cor branco acinzentada característica.
ㅤㅤA maioria das orquídeas cultivadas como plantas domésticas são epífitas e se dão muito bem em vasos de fibra vegetal, vasos de cerâmica e mesmo atadas às arvores em ambiente de meia sombra, são exemplos de epífitas: -As brasileiras – Laelia, Catleya (Orquídea roxa), Oncidium (Chuva de ouro) e Miltonia; -As asiáticas – Dendrobium (Olho de boneca), Phalaenopsis (Orquídea branca) e Wanda. Atualmente está aumentando o cultivo das orquídeas terrestres dentre as quais destacam-se: – Arundina (Orquídea bambu), Phayus e Papiopedilum, sendo que a Arundina se torna um exemplar entouceirado e alto que pode ser cultivado diretamente no jardim a plena luz do Sol enquanto que a Phayus e os Papiopedilum (Orquídea Sapatinho) se dão melhor em vasos em uma posição de meia sombra.
ㅤㅤGrande parte do comércio de plantas conta com várias orquídeas à disposição dos aficionados, porém para obter plantas mais exóticas ou raras e informações sobre cultivo e dicas de manutenção e propagação, é bom recorrer a viveiros especializados e festivais de orquídeas, aliás, a região de Mogi das Cruzes destaca-se como grande pólo produtor de orquídeas, além de contribuir com a criação de novas variedades por meio dos dedicados trabalhos científicos de seus agrônomos, pesquisadores e orquidófilos.
ㅤㅤAs orquídeas podem levar de cinco até dez anos para atingir a maturidade e começar a florescer, portanto são plantas que naturalmente são um pouco dispendiosas; recomenda-se ao iniciante o cultivo dos híbridos em geral mais resistentes e fáceis de cultivar para depois adentrar no território das plantas nativas e raras.