MUSÁCEAS
ㅤㅤQuando se pensa em paraíso tropical logo vem à mente uma floresta luxuriante com atmosfera úmida repleta de árvores e plantas exóticas, entre elas várias folhagens conhecidas popularmente como bananeiras e bicos de papagaio: – as musáceas.
ㅤㅤA família das musáceas tem uma predileção pelos climas tropicais estando amplamente distribuída pelas Américas Central e do Sul e pela África e Ásia em particular no sul destes continentes. Talvez o membro mais popular desta família seja a bananeira comum (Musa paradisiaca) que pode ser prata, ouro, nanica, que nada mais são que variedades e mutações cultivadas de uma mesma planta. A bananeira apesar de muito difundida no Brasil tem sua origem fincada na África tropical, sua introdução em terras brasileiras é legado português. Apesar de ser mais utilizada em pomares domésticos a bananeira comum apresenta um excelente potencial paisagístico podendo ser utilizada em conjunto com palmeiras e outras folhagens para criar belos efeitos decorativos e criar a atmosfera de lugar tropical e exótico, além de fornecer saborosos frutos durante anos seguidos. O único inconveniente da bananeira é que cada tronco produz frutos uma única vez vindo a fenecer após isto.
ㅤㅤAlém da bananeira comum existem outras plantas do gênero musa que possuem apelo decorativo diferenciado seja pela cor da folhagem ou diversidade dos frutos, dentre estas espécies podem ser destacadas:
Bananeira de Sumatra
ㅤㅤDe nome botânico Musa zebrina, esta espécie originária da Indonésia, fica alta com cerca de 5,00m, produz cachos de pequenas bananas verdes que não servem para o consumo humano, porém são muito apreciadas pelos pássaros. Seu aspecto mais decorativo são as grandes folhas que são verdes manchadas de arroxeado na parte de externa e são bordo na face inferior. Suas touceiras são modestas logo que plantadas, mas adquirem aspecto imponente dentro de poucos anos, é recomendada para espaços amplos.
Bananeira de Veludo
ㅤㅤDe nome botânico Musa velutina, esta espécie originária da Índia, fica com cerca de 2,00m, produz cachos de pequenas bananas cor de rosa com pele aveludada que são muito decorativas. Suas grandes folhas são verde claras e formam um tufo que não é muito volumoso. Suas touceiras não são modestas tão vigorosas como das outras bananeiras podendo ser utilizadas em jardins menores.
Bananeira Vermelha
ㅤㅤEspécie originária da China, de nome botânico Musa coxinea, também conhecida como bananeira tocha e bananeira florida, dificilmente ultrapassa os 2,00m de altura, produz um cacho de floração vermelho intenso de cor flamejante seguido por pequenas bananas verdes que quando maduras apresentam sementes em seu interior, o que é pouco comum no gênero musa. Fica muito bonita plantada em áreas de meia sombra e ao abrigo do vento porque sua folhas e talos são muito quebradiços.
ㅤㅤOutras plantas da família das musáceas que sem dúvida fazem muito sucesso nos jardins são os populares bicos de papagaio e as elegantes aves do paraíso.
Bico de papagaio é o nome popular atribuído às plantas do gênero Heliconia.
ㅤㅤDiferente das Musas as Heliconias possuem talos finos e esguios e folhas alongadas e de consistência mais serosa e forte que as das bananeiras, outro diferencial é que as Heliconias não produzem bananas, mas belíssimos cachos de flores com formato e cor semelhantes aos bicos das mais raras aves tropicais. Talvez a espécie mais utilizada em paisagismo seja a Helicônia rostrata que é originária de vários locais da América do Sul, adaptável ao cultivo em meia sombra ou ao sol esta planta atinge cerca de 3,00m de altura, forma touceiras com várias hastes e produz periodicamente cachos pendentes de flores vermelhas com as bordas amarelas que permanecem bonitas por muitos dias. Outras espécies do gênero Heliconia que possuem belas flores em tons de laranja e vermelho são: Heliconia bihai, Heliconia brasiliensis e Heliconia hirsuta. As plantas do gênero Heliconia são originárias de uma vasta região que vai do sul do México, passando pela América Central e regiões tropicais da América do Sul.
ㅤㅤAve do paraíso é o nome popular atribuído às plantas dos gênero Strelitzia e Ravenala, que são algumas das plantas mais resistentes da família das musáceas, esta resistência se deve ao fato de que são plantas que evoluíram nas regiões mais ao sul do continente africano e em Madagascar tendo que adaptar-se às condições climáticas mais severas e eventuais estiagens.Possuem características híbridas entre as Musas e as Heliconias, apresentam talos e troncos robustos e por vezes suculentos, folhas ovais alongadas e de consistência serosa que crescem sobrepostas formando estruturas semelhantes a leques.
ㅤㅤAssim como as Heliconias não produzem bananas, mas belas flores individuais com formatos que lembram as aves do paraíso. Talvez a espécie mais utilizada em paisagismo seja a Strelitzia reginae que é originária de vários locais da África do Sul, adaptável ao cultivo em meia sombra preferindo o sol pleno, esta planta atinge cerca de 1,50m de altura, forma touceiras com várias hastes e produz periodicamente flores cor de laranja com detalhes azuis, as barcas que sustentam as flores são verde acinzentadas. Outra espécie de musácea africana muito bonita é a Árvore do Viajante, de nome botânico Ravenala Madagascariensis, talvez seja a mais excêntrica das musáceas pois diferente da maioria das plantas desta família a Ravenala desenvolve um forte tronco semelhante ao das palmeiras e no seu topo um impressionante leque de folhas que pode ser visto à distância, em meio à folhagem nascem flores brancas com o formato da flor da Strelitzia da qual é parente próxima.
ㅤㅤO clima brasileiro é apropriado ao cultivo da maioria das musáceas, que sejam plantadas e admiradas nos mais diversos locais!