HORTA DOMÉSTICA
ㅤㅤPode-se destinar alguma área do jardim ou mesmo arranjos com grandes vasos e floreiras para a criação de uma horta doméstica onde será possível, mesmo no espaço urbano, obter-se o prazer de consumir algo que foi cultivado de modo orgânico, livre de pesticidas e com um sabor especial.
ㅤㅤA maioria das hortaliças e ervas cultivadas com fins alimentícios são plantas herbáceas que por essa razão não necessitam de grande profundidade de solo para seu desenvolvimento, o importante neste requisito é que o solo seja leve, fértil e com capacidade de reter umidade sem encharcar, em geral os substratos prontos são uma boa opção. No caso de cultivo direto no jardim é recomendável que a camada de solo fértil tenha pelo menos 25cm, que também é a altura mínima recomendada para os vasos a se utilizar para a elaboração de hortas domésticas.
ㅤㅤCada tipo de hortaliça necessita de uma certa quantidade de área, no canteiro ou vaso, para desenvolver-se adequadamente, e evitar o aparecimento de doenças, plantas com enraizamento superficial como a fava, vagem, alfaces, chicória e tomate, devem ser espaçadas a cada 25cm e ocupar uma área de aproximadamente 25 x 25cm; desta forma, esta medida, deve ser a largura mínima no caso do emprego de floreiras ou jardineiras e o diâmetro recomendado no caso dos vasos fica entre 25 a 30cm.
ㅤㅤPlantas maiores como repolho, couve-flor, espinafre e brócolis requerem espaçamento da ordem de 40cm ou um pouco mais dependendo da variedade, e no caso do cultivo em vasos será interessante utilizar recipientes com pelo menos 35cm de profundidade. Vasos altos com 45cm podem acomodar grupos de cenouras ou plantas maiores como berinjela, jiló e abobrinha italiana. Antigas tinas de madeira cortadas ao meio fornecem charmosos locais para um arranjo com um grupo de ervas aromáticas, canteiros estreitos junto a muros podem acomodar pepinos, mini tomates e ervilhas que podem ser conduzidos amarrados às treliças o que confere um aspecto visual atraente.
ㅤㅤEm locais com pouco espaço pode-se criar uma horta vertical junto a um muro ensolarado através do uso de floreiras apoiadas sobre mãos francesas e mesmo valendo-se do plantio em vasos de parede, mesmo o peitoril da janela da cozinha pode receber um alegre conjunto de vasinhos com ervas aromáticas.
ㅤㅤPara que o conjunto de plantas fique atraente e decorativo é interessante mesclar as plantas de ciclo rápido como as verduras com plantas de vida mais longa como as pimentas, pimentões, legumes, temperos e chás. Outra dica é o uso de variedades com folhas crespas ou de cores vibrantes como roxo e verde escuro, a horta doméstica não precisa seguir uma ordem muito geométrica valendo a criatividade na hora de compor os conjuntos de plantas.
ㅤㅤAlgumas plantas comestíveis não se adaptam ao cultivo em recipientes, pois exigem muito espaço e para um bom rendimento devem ser cultivadas em grande quantidade é o caso do milho, da mandioca, da batata inglesa, da mandioquinha e da couve-de-Bruxelas.
ㅤㅤA chave fundamental para o sucesso do cultivo das hortaliças está na luz disponível, pois a grande maioria das espécies é originária de campos abertos, borda das matas e beira de áreas úmidas e alagadiças, locais onde impera a luz solar direta por períodos variáveis de 4 a 6 horas por dia. Caso não haja esta quantidade de luz direta é recomendável que se cultive apenas alface e espinafre que são verduras adaptáveis a menos horas de insolação; os outros tipos de hortaliças ficarão fracos e doentes caso não recebam um mínimo de 4 horas de sol.
ㅤㅤO processo de cultivo da maioria das hortaliças inicia-se com a semeadura feita em recipientes rasos com pouca terra, mais ou menos 3cm de espessura, depois de um tempo neste local as mudas atingirão um tamanho em que já podem ser manuseadas, em geral 4cm, sendo então replantadas para os locais definitivos para que atinjam o tamanho final. Cada tipo de hortaliça tem uma forma específica de semeadura e espaçamento e quantidade de mudas para replantio, é importante seguir as recomendações das embalagens de sementes, assim como verificar a data de validade e a taxa de germinação.
ㅤㅤComo toda regra possuí exceções, algumas verduras devem ser semeadas no local definitivo, geralmente esta informação está impressa na embalagem das sementes.
ㅤㅤA maioria das ervas aromáticas utilizadas como temperos e na elaboração de chás são encontradas no mercado, sob a forma de mudas feitas, bastando escolher as saudáveis e plantá-las no local escolhido.
ㅤㅤAssim como para a maioria das plantas, as regas representam um ponto crítico no êxito do cultivo de hortaliças. As verduras e os legumes que receberem pouca água ficarão fibrosos e rijos. Para que cresçam saudáveis e suculentos os vegetais comestíveis necessitam de regas diárias, às vezes mais de duas, dependendo do estado do clima.
ㅤㅤPor outro lado, solo encharcado combinado com frio intenso quase sempre são fatais, causando muitas vezes o apodrecimento das raízes e a perda da colheita.
ㅤㅤQuanto à adubação prefira os adubos naturais como a farinha de ossos, a torta de mamona e o húmus de minhocas, aplicados a cada semana em pequenas doses próximo às plantas, sem encostá-lo no ponto de encontro dos talos com as raízes. Apesar de eficientes adubos químicos devem ser evitados, lembre-se você é o que come.