FRAGRÂNCIAS E AROMAS
Despertando os Sentidos
ㅤㅤUm dos aspectos mais prazerosos de se estar num jardim é a variedade de aromas e delicadas fragrâncias que podem ser percebidas. Não só as flores exalam perfumes e cheiros que causam prazerosas sensações olfativas, mas também as frutas, as ervas aromáticas, as cascas e resinas das árvores, a chuva em contato com as plantas e a terra, enfim são vários os cheiros que se podem sentir em um jardim do adocicado ao cítrico, do frutado ao amadeirado, passando pelas notas terrosas, e com diferentes graus de intensidade .

Jardins Sensoriais: A Arte e Ciência dos Aromas Naturais
ㅤㅤOs aromas se originam de um óleo essencial produzido no cerne das flores e plantas aromáticas. Nas ervas, esse óleo essencial é produzido nas folhas. A estrutura química do óleo essencial, conhecida como atar, é comparativamente simples no caso das ervas, mas é extremamente complexo em outras plantas, com cada espécie tendo sua própria formulação intrincada. As plantas aromáticas podem ser colocadas em qualquer lugar, porém o melhor é colocá-las num local abrigado, onde seu aroma possa concentrar-se e ser mais facilmente percebido. Gazebos ou caramanchões transformam-se em fascinantes locais quando adornados por trepadeiras perfumadas como o jasmim dos poetas, a madressilva ou a rosa trepadeira. Um canto ensolarado pode receber uma coleção de ervas aromáticas como o alecrim, o manjericão, a erva doce, a erva cidreira e as hortelãs, plantas que com um simples toque ou esbarrão desprendem fragrâncias delicadas e envolventes.
ㅤㅤExistem até mesmo forrações que exalam perfume quando sobre elas andamos, como é o caso da camomila que fica mais perfumada após a chuva, a zinia rasteira também é uma ótima cobertura para o solo, que além de espalhar-se rapidamente, produz muitas flores amarelas de forte perfume. Arbustos de perfume adocicado podem ser colocados em áreas de descanso ou de passagem do jardim para criar experiências sensoriais nas pessoas que por ali estão ou passam. Bons arbustos para este uso são a gardênia, o jasmim imperial japonês, a dama da noite e a menos conhecida dama do dia.
Da Natureza ao Frasco: A História Milenar dos Perfumes e o Encanto das Flores Noturnas
ㅤㅤUm dado importante é o de que algumas plantas produzem aroma durante o dia, enquanto que outras produzem-no à noite, isto está fortemente ligado ao ciclo de polinização de cada espécie e tipo de inseto ou animal que a planta deseja atrair.
ㅤㅤMilhares de anos atrás, os homens primitivos queriam levar o aroma das flores para dentro de casa. Arqueólogos encontraram jarros de perfume com quatro mil anos de idade, nas tumbas dos faraós egípcios. Este fato é sobre tudo marcante, se considerar o quanto ainda hoje é difícil produzir perfumes com base floral. A fabricação de perfumes também já era conhecida pelos antigos chineses, indianos, gregos e romanos.
ㅤㅤFelizmente, é muito simples levar o perfume do jardim para dentro de casa usando uma variedade de flores frescas recém cortadas, criando com elas belos arranjos, ramalhetes desidratados ou mesmo sachês de ervas.
Dicas: Equilibrando Aromas Naturais no Lar e no Jardim
ㅤㅤDentro de casa as flores cortadas podem ser dispostas em vasos com água nos locais que mais agradem, contudo é bom estar atento ao fato de que em locais fechados o aroma fica mais concentrado o que pode ser ruim para os alérgicos, assim como, a colocação de flores muito perfumadas na cozinha ou ambientes de almoço e jantar podem atrapalhar as refeições, pois sentimos o gosto tanto com o paladar como com o olfato.
ㅤㅤSe tiver uma lareira, é possível queimar junto com a lenha galhos secos de laranjeira ou macieira, assim como ramos desidratados de lavanda ou alecrim, o que irá conferir um delicado perfume ao ambiente.
ㅤㅤAcima de tudo, use a intuição e o gosto pessoal para decidir que fragrâncias e aromas naturais colocar no jardim e levar para dentro de casa. É também importante utilizar plantas que estejam adaptadas às condições de clima, solo e umidade do local a fim de produzir o efeito satisfatório. Ervas aromáticas, flores perfumadas e árvores e arbustos que desprendem aromas são sempre bem vindos em projetos de paisagismo e tocam a essência do ser humano de um modo sutil quase etéreo.
Seleção de Plantas Aromáticas e Dicas de Cultivo
ㅤㅤA maioria das plantas que produzem perfume gostam de uma posição ensolarada, solo fértil e bem drenado e umidade moderada. Segue uma lista de plantas perfumadas, fáceis de encontrar e cultivar :
- Flores: Rosas, Angélica, Frésia ou Junquilho, Alisso, Lavanda Inglesa e Lírio asiático.
- Arbustos: Gardênia, Dama da Noite e Jasmim Imperial Japonês.
- Trepadeiras: Jasmim dos Poetas, Jasmim do Cabo e Madressilva.
- Ervas aromáticas: Alecrim, Manjericão, Erva doce, Erva Cidreira, Camomila e Sálvia.
