PEDRO MIWA

Estão voltando as flores...

PRIMAVERA: A ESTAÇÃO DAS FLORES

ㅤㅤQuando as forças cósmicas, que regem o movimento dos astros, convergem de modo que o planeta Terra fique com um de seus polos mais próximo do Sol enquanto o outro se afasta, dá-se início a um ciclo de mudanças, uma dança de estações climáticas, que no último dia 22 de setembro, aqui no hemisfério Sul, alcançou o auge com o equinócio de primavera, dia em que as forças da luz e das sombras atingem o equilíbrio, em que cada qual reina inconteste por 12 horas. Deste ponto em diante a luz reivindica seu reinado, e os dias gradualmente passam a ser mais longos e cálidos. As rajadas de vento e as ondas repentinas de frio, que ainda se fazem notar, também são características do período inicial da primavera.

ㅤㅤO aumento da luz, combinado com a mudança de temperatura e retomada das chuvas, faz com que as plantas despertem e que nelas ocorra uma profusão repentina de brotos e botões florais, novas folhas, novas flores, nova vida!

ㅤㅤÁrvores como os Ipês amarelos, rosas e brancos estão começando a produzir sementes; Paineiras descortinam um véu de vívidas e brilhantes folhas; Sibipirunas florescem em abundância cobrindo o chão de amarelo. Para todo lado que se olha os “seres verdes” estão acordando, brindando o Sol que se acerca e a chuva que refresca.

ㅤㅤEstes mornos dias, de manhãs um pouco frias, provocam na maioria das plantas o acionamento de um relógio biológico, que dispara hormônios de crescimento que culminam em mostras de fertilidade e cores, que conhecemos como flores.

ㅤㅤAs flores são os órgãos sexuais das plantas nelas estão contidos os estames produtores de pólen e o ovário onde estão contidas as proto-sementes. A união destes componentes resulta muitas vezes em frutos que portam as sementes. Do ponto de vista evolutivo, em nosso palneta, as plantas com flores são “uma novidade”, a primeira flor conhecida e descrita pela ciência é a magnólia branca que surgiu próximo ao fim da era dos dinossauros no Período Cretáceo (cerca de 140 milhões de anos atrás). Antes da evolução das plantas com flores, o mundo era vegetal era apenas verde, dominado por samambaias e pinheiros, plantas sem flores que reinaram absolutas por mais de 300 milhões de anos.

ㅤㅤA verdade é que as plantas com flores demoram a surgir na história natural do planeta, mas logo após seu aparecimento, diversificaram-se, pois seu sistema reprodutivo e suas sementes com grandes reservas de energia facilitaram sua dispersão, fazendo com que colonizassem quase todas as regiões do globo, das florestas tropicais  aos desertos, das savanas aos prados alpinos. As flores que tanto admiramos fazem-se notar por cores, formas e aromas  que atraem os insetos e pássaros como os beija-flores que são os polinizadores, os cupidos das plantas, algumas flores refletem luz ultra-violeta e aos olhos de uma abelha brilham como luzes de néon, coisa que infelizmente não conseguimos ver a olho nu.ㅤㅤ

ㅤㅤAtualmente a variedade de flores é enorme e o gosto humano por elas tem feito que, por meio de cruzamentos seletivos e hibridações(cruzamento de espécies diferentes), surjam novas variedades e híbridos; pelas mãos do homem as rosas e as orquídeas hoje apresentam um sem fim de cores, tamanhos, texturas e perfumes, cada qual com beleza e exoticidade sem paralelos, exemplos são a rosa colombiana, a rosa príncipe negro, a orquídea chocolate e a orquídea phalaenopsis.

ㅤㅤAs flores sempre fizeram parte da vida do homem e são tidas, por vários povos, como símbolo de felicidade, alegria, amor, vida e condolência; certas nações são famosas pelo cultivo de flores a Holanda, por exemplo, é lembrada internacionalmente pela exuberância de suas tulipas no início da primavera europeia (outono aqui no Brasil), aliás, a tulipa de fato é originária das regiões frias da Turquia chegou na Holanda como um presente do imperador turco ao rei da Holanda, e uma vez adaptada ao seu novo lar transformou-se em paixão nacional com centenas de novas cores e tamanhos que foram desenvolvidas pelos jardineiros ao longo dos séculos. Outros países que se destacam no cultivo de flores são: – Inglaterra, Alemanha, Suíça e Japão. Nosso país deve muito aos imigrantes que trouxeram consigo o gosto estético pelo cultivo de flores juntamente com sementes que vieram a enriquecer ainda mais o panorama da jardinagem brasileira. Destacam-se aqui no Brasil como principais produtores e comerciantes de flores: – Os descendentes de  holandeses,  japoneses e alemães. A procura e o uso de flores vem crescendo a cada ano e sem dúvida nesta época primaveril é quando está disponível o maior sortimento com inúmeras variedades que agradam todos os gostos. Esta época do ano é ideal para aqueles que desejam  deixar a casa mais alegre e com os bons fluidos trazidos por estas joias vivas da natureza, brindemos à primavera, afinal estão voltando as flores…           

DICAS: FLORES EM VASOS E JARDINS

Violeta Africana

Disponível em várias cores com pétalas simples ou dobradas, gostam de ambientes iluminados contudo sem exposição direta ao sol. Ficam bem em vasos rasos, devem ser adubadas a cada 15 dias e receber água sem que as folhas sejam molhadas.

Orquídeas

As do gênero Phalaenopsis ficam bem em vasos em ambientes de meia sombra; as dos gêneros Demdrobium, Laelia e Oncidium podem ser cultivadas tanto em vasos quanto atadas à árvores e troncos posicionados no jardim, podem receber um pouco de sol pela manhã ou tarde. Orquídeas devem ser adubadas de modo moderado com produtos apropriados, gostam de umidade, mas não suportam ficar encharcadas.

Antúrios e Lírio da paz

Da família das aráceas estas plantas destacam-se por apresentar bela folhagem e exóticas flores envoltas por espatas coloridas em vários tons nos antúrios e brancas nos lírios da paz. Podem ser cultivados em vasos ou no jardim sempre em posição sombreada, adoram umidade e por isso requerem regas frequentes.

Kalanchoe e Calandiva

Plantas suculentas muito populares por seus delicados buquês florais em múltiplas cores. Gosta de posições bem claras até ensolaradas e água com moderação, pode ser mantido em vaso enquanto florido para enfeitar a casa depois pode ser podado e plantado no jardim onde voltará a florescer no ano seguinte.

Crisântemos e Margaridas

Enquanto floridos podem ser deixados dentro de casa, após a floração podem ser podados e plantados no jardim onde voltará a florescer no ano seguinte, contudo neste novo ambiente a planta ficará mais alta e volumosa.

Azaléia

Disponível em vasos nas variedades simples e dobrada, são muito resistentes, gostam de solo rico em matéria orgânica (húmus), umidade e luz. As variedades miniaturas ficam melhor em vasos e floreiras as de porte médio preferem o jardim.

Flores de corte

São as flores vendidas cortadas para colocação em vasos com água ou para a montagem de arranjos florais. Para mantê-las viçosas por mais tempo posicione o vaso em um local fresco e com luz indireta, troque a água diariamente, e corte 1cm da base das hastes a cada 2 dias. Uma dica para combater bactérias que podem causar mau cheiro na água é a adição de ½ aspirina.

Árvores e Arbustos Floríferos

São ótimas opções para quem possui jardim e deseja um ponto de destaque. Atualmente o mercado oferece um leque variado de opções, certifique-se sobre as necessidades e sobre o tamanho adulto da planta antes da aquisição. Exemplos: Árvores - Ipê amarelo, Resedá, Calistemo, Acácia mimosa e Cerejeira. Arbustos – Caliandra, Giesta, Hibisco, Abutilom e Tumbérgia.