Paisagismo, ciência e arte de compor paisagens.
PAISAGISMO - CONSIDERAÇÕES GERAIS
ㅤㅤApós o pioneirismo no ensino do paisagismo que se na FAU-USP, em 1952, com a disciplina Arquitetura Paisagística, outras universidades e faculdades de Arquitetura adotaram a disciplina como parte integrante de sua grade curricular, visando a preparação de profissionais aptos ao estudo, compreensão e elaboração de paisagens. Os cursos de Engenharia Agronômica também possuem por vezes a disciplina paisagismo, o que faz com que tanto arquitetos quanto engenheiros agrônomos estejam habilitados junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para exercer a função de paisagista.
ㅤㅤO paisagismo pode ser compreendido em duas vertentes principais: – o Macro-paisagismo e o Paisagismo pontual. A principal diferença está na razão de escala, pois o primeiro busca compreender as paisagens a nível regional, abarcando grandes glebas de terra, parques e florestas nacionais, regiões metropolitanas, cidades, bairros e a inter-relação destes elementos na conformação de um grande mosaico de paisagem onde cada elemento está posicionado no sítio geográfico dando suporte estético e funcional aos elementos do entorno, buscando um desenvolvimento sustentável e a manutenção da paisagem natural. Já o paisagismo pontual tem por objetivo criar e apresentar soluções de paisagem em uma menor escala sendo seus principais pontos de atuação as áreas verdes públicas como as florestas e bosques municipais, os parques, as praças, o sistema viário, os edifícios públicos e privados, os condomínios e as residências particulares.
ㅤㅤA capital federal, Brasília, seguramente é o grande marco da arquitetura moderna brasileira, onde modernos elementos de planejamento urbano, apoiados por arrojados projetos de edifícios e paisagismo tropical, orquestraram uma obra única com paisagem marcante, patrimônio da Humanidade e do povo brasileiro.
ㅤㅤNeste ponto o paisagismo brasileiro havia adquirido notoriedade internacional tendo Roberto Burle Marx como grande mestre das novas correntes que rompem com os modelos estéticos clássicos e adotam o uso da flora brasileira na composição dos jardins de edifícios e paisagens urbanas.
ㅤㅤOutros elementos como os pisos trabalhados com mosaicos de pedras brasileiras e painéis com azulejos, as esculturas e obras de arte em meio aos jardins, também fazem presença nesta nova forma de pensar e elaborar projetos paisagísticos, com isso o paisagismo deixa de ser secundário para se tornar um significativo marco da nova arquitetura brasileira.
ㅤㅤCom o crescimento das cidades e o aumento da impermeabilização do solo, os projetos de paisagismo se tornaram mais comuns e necessários; condomínios, residências e prédios particulares deram conta que a preocupação com a correta elaboração de um projeto paisagístico, se reflete em agradáveis paisagens e melhor qualidade de vida.
ㅤㅤA correta elaboração e execução de um projeto de paisagismo, para um edifício ou residência, envolve uma série de dados e condicionantes que devem ser observados:
ㅤㅤCom base nesta grade de condicionantes é hora de liberar a criatividade e organizar os elementos de modo a criar um projeto novo e exclusivo que valorize a arquitetura e harmoniza a paisagem com seu entorno. Uma criação que simbolize a parceria do homem com a natureza em busca do equilíbrio.