PLANTAS DE INTERIOR
ㅤㅤPara que se tenha sucesso com plantas de interior é necessário escolher espécies adaptáveis às condições da casa. Existe tanta variedade de flores e folhagens que aparentemente é impossível eleger as espécies certas. Para não comprar a planta errada é preciso verificar alguns fatores do local onde se deseja colocá-la como: luz, temperatura, umidade e ventilação. O princípio básico para a escolha resume-se em aliar suas preferência estética com o modo de vida de cada planta. As condições normais de uma residência sempre propiciam vários locais passíveis de receber plantas .
ㅤㅤDentre as variáveis ambientais citadas, as mais importantes, sem dúvida, são a luz e a temperatura. Se você tem à disposição ambientes claros e brilhantes, com temperatura agradável, a opção de espécies será bem grande, contudo há uma gama de plantas que se desenvolvem melhor em sombra leve, com temperatura amena, entretanto poucas plantas suportam períodos longos em locais com pouca luz e abafados ou muito frios.
ㅤㅤPor exemplo, os cactos e as plantas suculentas do desertos, precisam de luz forte e direta e são amantes do calor. Tais condições seriam fatais para as violetas africanas, que precisam de algumas horas do sol da manhã ou do fim da tarde. As samambaias gostam de luz indireta e umidade atmosférica alta; outras espécies gostam de ambientes ventilados e algumas não suportam ventos frios perdendo flores e folhas; assim informe-se sobre o que cada planta prefere antes de comprá-las. Hoje em dia alguns produtores costumam colocar plaquetas ou adesivos informativos nas plantas que comercializam, indicando as preferências ambientais de cada planta. Informações também podem ser obtidas conversando com os viveiristas, floricultores e profissionais de paisagismo.
ㅤㅤEmbora a maioria das espécies de plantas usadas na ornamentação de interiores sejam originária de regiões tropicais, elas se dão melhor em temperaturas da ordem de 24ºC a 27ºC; são plantas que apreciam umidade atmosférica alta, por isso é importante verificar as regas e pulverizações com água, assim como é possível umidificar o ar em volta utilizando um prato com seixos ou areia úmidos sob o vaso ou recobrindo a superfície com algum material que preserve a umidade do solo como seixos, casca de pinus ou fibra de coco.
ㅤㅤQuanto ao quesito luz a maioria das plantas tropicais gosta de ambientes de meia sombra com boa luz indireta. Se você possui um local com forte incidência de luz poderá amenizá-la com o uso de cortinas leves ou persianas nas janelas e painéis de vidro; se o local onde deseja plantas é escuro pode-se recorrer ao uso de lâmpadas artificiais, acesas durante 8 a 10 horas, que são muito bem aceitas pelas plantas em geral desde que tenham como espectro luminoso principal as lâmpadas fluorescentes luz do dia, deve-se evitar lâmpadas que produzam muito calor sob a pena de queimar as plantas. Não é recomendável dispor as plantas muito próximas de lareiras, aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado, as variações bruscas de temperatura são maléficas à maioria das plantas tropicais de interior. Outro ponto que deve ser observado é o de dispor as plantas de modo a não atrapalhar a circulação de pessoas pelos ambientes, pois o esbarrar constante pode danificar ou deformar a planta. Um dado importante que deve ser observado é que algumas plantas são perigosas para crianças e animais domésticos, ou por possuírem espinhos como os cactos ou por estarem armadas com fortes toxinas como o comigo-ninguém-pode, a espirradeira e certas pimenteiras.
Para aqueles que desejam lançar-se neste verde desafio de cultivar plantas dentro de casa, seguem alguma sugestões de plantas resistentes e de fácil cultivo:

BROMÉLIAS

PALMEIRAS

ESPADA E LANÇA DE S. JORGE

CACTOS E SUCULENTAS
ㅤㅤBons lugares para observar e obter plantas bonitas e saudáveis são os viveiros de mudas e os garden centers (floras), onde pode-se encontrar muitas variedades e o leque de escolha é amplo. Boa sorte! ,e fica o convite: - Vamos tornar o mundo mais verde?