As árvores do norte
PAISAGEM E PAISAGISMO
ㅤㅤPara que haja uma distinção do significado dos termos paisagem e paisagismo, assim como a abrangência da inter relação de ambos, vale a pena observar o sentido denotativo de cada palavra de acordo com o Moderno Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, assim entende-se como:
ㅤㅤPai.sa.gem sf (fr paysage) 1 Extensão do território que se abrange num lance de vista. 2 Desenho, quadro que representa um lugar campestre. 3 Trecho literário de assunto campestre. 4 Inform. Orientação de uma página ou pedaço de papel onde a borda mais longa é a horizontal.
ㅤㅤE sendo:
ㅤㅤPai.sa.gis.mo sm (paisagem + ismo): 1 Representação de paisagem pela pintura ou pelo desenho. 2 Arquit. Estudo complementar da arquitetura que consiste nos processos de preparação e realização de paisagens.
ㅤㅤRefletindo um pouco sobre a definição de paisagem pode-se observar que nos primórdios, para quase todos os lados que se olhava, imperava a paisagem natural constituída pelo relevo, cursos d’ água e massas de vegetação, a interferência do homem no meio ambiente era pontual e dispersa. Pelo mundo afora as paisagens naturais são variadas e possuem uma séria de nuances determinadas diretamente pelo sítio geográfico e clima, sendo assim figuram como as mais importantes paisagens naturais: as florestas, os campos, as savanas, os desertos e as zonas de transição. Quando se pensa em floresta tropical logo vem à mente um denso dossel de árvores variadas entremeadas pelas mais belas e volumosas plantas e palmeiras, pontuada por exóticas flores com formato singular, um lugar úmido e luxuriante de riqueza e mistério; por outro lado o termo deserto traz a imagem de um extenso e seco mar de areia entremeado aqui e ali por cactos e plantas espinhosas e suculentas um panorama completamente diverso ao primeiro. As savanas são visualmente um híbrido entre o deserto e a floresta apresentando árvores esparsas e predomínio de vegetação baixa, espinhosa e ressequida; os campos em sua maioria se apresentam como uma paisagem predominantemente verde e de baixa estatura. Nas interfaces dessas paisagens ocorrem as zonas de transição, faixas de terreno onde ocorre a fusão e a inter visualização de tipos distintos de vegetação; um exemplo disso é o Pantanal do Mato Grosso onde a Amazônia encontra o Cerrado que apresenta em sua flora algumas plantas de Mata Atlântica.
ㅤㅤCom o advento da civilização humana e o crescimento das fronteiras da agropecuária, da indústria e da tecnologia a face do planeta mudou.
ㅤㅤHoje se vê um intenso e difundido uso humano do solo, as urbes tomam os locais que outrora foram dominados por vegetação natural e a paisagem se altera, contudo a necessidade humana de se relacionar com a natureza assume uma outra dimensão e pequenas porções de vegetação reaparecem organizadas de modo sistemático nas cidades sob a forma de parques, praças e jardins públicos, corporativos e privados.
ㅤㅤA humanidade desde os antigos impérios sempre teve a necessidade de controlar a paisagem de seu entorno para satisfazer suas necessidades básicas e estéticas, paisagens naturais e criadas sempre foram retratadas em obras de arte, sobretudo os campos que apesar de já modificados pela ação da agricultura sempre remetem ao verde, e ao sentimento de paz e tranqüilidade. A influência que a paisagem tem sobre as pessoas é poderosa, vínculos afetivos são criados entre os habitantes de um local e a paisagem que os cerca, quantas vezes não são vistas músicas e poemas que evocam determinada paisagem, quantas histórias não são contadas sobre locais que marcaram momentos da vida. Por seu campo de visão característico o ser humano abarca grandes porções de imagens, sendo que esta fatia visual é mais longa que alta, razão pela qual os monitores são retangulares e porque um livro orientado na posição paisagem parece mais sedutor e artístico.
ㅤㅤCom a evolução das ciências humanas e a melhor compreensão das relações do homem com seu meio ambiente surge e necessidade de melhor organizar os espaços físicos presentes nas cidades e nas edificações a representação da paisagem evolui e salta do papel e da tela para o mundo físico são as primeiras discussões sobre o gerenciamento da paisagem, surge o paisagismo, ramificação da arquitetura e parceiro indissolúvel do urbanismo.
ㅤㅤA Drª Arquiteta Miranda Martinelli Magnoli da FAU USP, grande pesquisadora e autora sobre assuntos relacionados com o estudo da paisagem e do paisagismo, expõe o seguinte:
ㅤㅤSobre o início do ensino de paisagismo nas universidades: …”o primeiro curso universitário foi instituído nos EUA na Universidade de Havard… em 1900, concedendo o título de Landscape Architect (arquiteto paisagista). O curso é decorrência das idéias de valorização da relação homem-natureza e da proteção dos recursos naturais… Para o planejamento do território das cidades…”
ㅤㅤ“ No Brasil a implantação do ensino do paisagismo se deu pioneiramente na FAU-USP, em 1952, com a disciplina Arquitetura Paisagística. Nesta ocasião a arquitetura moderna brasileira já havia adquirido notoriedade internacional… Roberto Burle Marx… já participava dos projetos paisagísticos dos edifícios… significativos da nova arquitetura brasileira…”
ㅤㅤCom o nascimento oficial do paisagismo os projetos de novas cidades, bairros e condomínios, assim como a revitalização dos existentes, passa a contar com uma preocupação que antes estava relegada a um segundo plano: – a presença de elementos da natureza, sobretudo vegetação no tecido urbano e na vida cotidiana das pessoas. Atualmente é impossível imaginar as cidades sem parques, bosques públicos e praças que além de embelezar criam focos naturais em meio ao caos urbano que têm importantes funções ecológicas como retenção das águas pluviais, diminuição do calor, purificação e umidificação do ar e prover aos pássaros e pequenos animais ilhas de habitat.
Atualmente o conceito de paisagismo tem se ampliado e difundindo, mesmo em residências e prédios particulares nota-se a preocupação com a correta aplicação da vegetação e a criação de pontos visuais que tragam harmonia e beleza à vida das pessoas.
ㅤㅤPaisagem é o que se vê e paisagismo é a ciência e arte de produzir paisagens que possam promover o sentido do belo e a sensação do prazer estético.