Um oásis particular para brincar e ser feliz.
O JARDIM E AS CRIANÇAS
ㅤㅤUm jardim doméstico bem projetado e cuidado, com canteiros floridos, belas folhagens e refrescantes gramados, é sempre um local que inspira tranquilidade e convida as pessoas a ficar ali e aproveitar momentos relaxantes junto à natureza. O jardim também pode ser utilizado como área de lazer e brincadeiras para as crianças, um oásis caseiro onde o contato com as plantas, pequenos animais, água e texturas naturais promovem um mundo novo de descobertas e aprendizado.
ㅤㅤAos olhos inadvertidos o jardim pode não parecer um lugar com riscos potenciais para as crianças, contudo vários são os pontos que devem ser observados para que a segurança impere e incidentes indesejáveis não aconteçam.
ㅤㅤAntes de qualquer coisa deve-se pensar que as crianças com idade abaixo dos três anos exploram o ambiente de forma palpável e interativa, tateando e pegando o que vêem e levando quase tudo à boca para um exame mais detalhado. Outro ponto a se considerar é que nesta idade as crianças estão desenvolvendo o sentido de relação espacial e a coordenação motora. Desta forma é importante que o jardim seja pensado de modo a fornecer experiências sensoriais e espaciais, como locais com sol e sombra, sons, espaços abertos e fechados, texturas e cores; e ao mesmo tempo estes locais devem estar livres de elementos que possam ferir ou prejudicar a saúde da criança.
ㅤㅤPara os pequeninos, áreas gramadas onde podem ser estendidos esteiras ou tapetes para brincar são recomendadas. Um deck sob uma árvore fornece um relaxante lugar para um balanço aconchegante no colo dos pais, além de ser um lugar para brincar no dias mais quentes protegido dos raios de sol. Canteiros com conjuntos de flores coloridas, ervas perfumadas, plantas macias ao toque, texturas lisas e aveludadas, caixas de areia, piscina infantil desmontável, brinquedos em plástico atóxico, também são elementos que podem participar da paisagem de um jardim enriquecendo a vida das crianças fornecendo-lhes novas e divertidas experiências.
ㅤㅤQuanto aos elementos que devem ser evitados, temos:
- Pedras pequenas e cascas de árvore cobrindo canteiros, pois podem ser levados à boca causando problemas;
- Plantas com moitas muito densas que possam ocultar insetos e aranhas;
- Plantas espinhosas, tóxicas ou produtoras de resina;
- Plantas que produzam muito pólen, o que é ruim para os alérgicos;
- Plantas que atraiam muitas abelhas e formigas;
- Móveis de jardim e objetos com cantos angulares;
- Pisos compostos por pedras ou placas soltas entremeadas por gramado e desníveis, que podem resultar em quedas ou entorses.
- Pontos de iluminação muito baixos e tomadas elétricas desprotegidas;
- Adubos e produtos químicos expostos;
- Ferramentas de jardinagem.
ㅤㅤAs crianças maiores, acima de quatro anos, já possuem um senso de perigo mais desenvolvido e também uma maior curiosidade quanto à natureza e seus seres, desta forma o jardim pode ser mais rico e completo e contar a presença de elementos antes vetados.
ㅤㅤUm mundo de aventura e fantasia pode ser criado com a adição de edificações de pequeno porte como: – casa na árvore, cabana rústica, casa de bonecas, todas construídas com materiais atóxicos e obedecendo a escala de tamanho das crianças. Play-grounds com variados brinquedos ou modelos compactos onde vários itens se fundem em um único local, são um convite a brincadeiras ao ar-livre, fazendo com que as crianças se exercitem e deixem um pouco de lado o ócio e os videogames.

ㅤㅤUm lago ou tanque de jardim com peixes coloridos e tartarugas é um convite ao conhecimento dos hábitos dos animais e traz a responsabilidade de cuidar e manter estes seres; do mesmo modo uma horta doméstica pode ser um ponto divertido onde a família toda pode plantar e colher alimentos orgânicos que podem ser preparados e consumidos pelas próprias crianças.
ㅤㅤÁrvores frutíferas variadas podem ser incluídas no jardim trazendo um pouco do sabor do campo e dando às crianças o prazer de comer frutas diretamente do pé, quando não for possível o cultivo de árvores por razões de espaço, fica a sugestão de pés de morango ou groselha em vasos e jardineiras.
ㅤㅤDeixar canteiros livres para que as crianças possam cultivar suas próprias flores e plantas é muito interessante, pois assim elas saberão como cada planta nasce, cresce e morre, além de desenvolver um sentimento de afeto pela natureza e preocupação com a natureza.
Com a supervisão dos adultos e observadas as dicas de segurança, o jardim domestico se transforma em um local divertido e seguro, além de atuar como uma sala de aula ao ar-livre, um instrumento de educação ambiental, um formador de cidadãos responsáveis e felizes.