PEDRO MIWA

GRAMADOS

ㅤㅤA vasta família das gramíneas diversificou-se e aumentou seus domínios ao fim da era dos dinossauros, com a diminuição da temperatura global e com o clima mais seco, cobrindo grandes extensões de solo e dominando os espaços abertos deixados pela diminuição das florestas. Surgia no planeta um novo tipo de paisagem: –  os campos gramados, que dependendo da região do mundo e ao tipo de vegetação arbustiva e herbácea às que estão associados recebem os nomes de: – Pampas, no sul da América do Sul; – Pradarias, no centro da América do Norte; – Savana, em vastas regiões da África; – Estepes, na extensa Ásia central.

ㅤㅤO vegetal que protagoniza estas paisagens é a grama, nome genérico atribuído a diversas plantas da família das gramíneas que são tipos ananicantes de capins que tem como principal característica baixa estatura e o fato dos estolhos (caules) crescerem de modo rastejante junto ao solo ou sob este, produzindo muitas raízes, criando uma trama que fixa o solo e um bonito tapete de folhas.

ㅤㅤHá tempos as gramíneas fazem parte da paisagem humana, de fato muitas das espécies que hoje são utilizadas na elaboração de gramados ornamentais estavam presentes em prados e campinas,  em sua forma selvagem e primitiva, servindo apenas de alimento para o gado e sendo constantemente pisoteadas. Naturalmente estas condições naturais e adversas serviram para selecionar as espécies mais resistentes e de reprodução mais rápida, foram estas plantas pioneiras as ancestrais das gramas modernas que conhecemos.

Ross Castle – Killarney, Irlanda

Gramado de campo de futebol moderno

ㅤㅤEm termos históricos os primeiros usos ornamentais das gramíneas ocorreram na Idade Média na Europa quando a formação de campos abertos ao redor dos castelos tinha além da função defensiva a de criar espaços abertos ao ar livre para a pratica de esportes e piqueniques. Nesta época a grama era amassada com pilões e pisoteada com tábuas para ser mantida baixa, mais tarde, porém descobriu-se  que o uso de lâminas de corte, similares a foices, mantinham a grama mais uniforme e saudável, além de produzir aparas para a alimentação animal.

ㅤㅤAtualmente os modernos gramados dos campos de golfe e estádios esportivos estão a uma longa distância dos seus antecessores medievais, o gramado atual é uniforme, denso, composto por gramas selecionadas geneticamente, o que permite ao gramado uma grande tolerância aos extremos de calor e frio e resistência às infestações de pragas e ervas daninhas.

ㅤㅤNo jardim, o gramado pode ser um elemento de destaque servindo de pano de base para o desenvolvimento de composições com plantas e bordaduras coloridas de flores e forrações, além de promover a sensação de amplitude e “clarear” a paisagem através da criação de espaços abertos entre as árvores e os maciços de vegetação.

ㅤㅤUm gramado bem cuidado traz a mente a sensação de um espaço de estar ao ar livre onde é possível desfrutar momentos agradáveis como brincadeiras como os filhos, um piquenique caseiro domingo de manhã ou mesmo um cochilo em uma esteira sob a sombra de uma árvore.

ㅤㅤSegundo estudos psicológicos a origem humana vinculada às savanas abertas da África e a cor verde uniforme e tranquilizante podem ser alguns dos motivos que fazem com que as pessoas sintam-se atraídas e fascinadas pelos gramados em particular os muito grandes dos parques e espaços abertos.

ㅤㅤOs gramados podem ser formados de várias maneiras, porém o método mais comum e prático é o plantio de placas ou tapetes de grama sobre o terreno previamente preparado. Para que o gramado fique saudável e bonito, é importante que o solo base tenha uma boa permeabilidade, caso contrário um sistema de drenagem deve ser implantado. Se o solo for muito pobre em nutrientes uma correção prévia é necessária. Após plantado e adaptado ao novo local o gramado dificilmente irá perecer, contudo é importante o corte periódico para manter a aeração entre as mudas de grama, em 1 metro quadrado de gramado há cerca de 1.000 mudas de grama. Uma suplementação anual nutricional anual com adubos de cobertura ou com terra fértil de qualidade e livre de sementes é importante para um gramado homogêneo e de um verde intenso.

ㅤㅤA água também é um fator importante pois ela dilui os nutrientes do solo e os distribuem de modo uniforme pelo gramado, além de promover o crescimento saudável das mudas de grama.

ㅤㅤCom um pouco de cuidado obtém-se o melhor que a grama tem a nos oferecer.

Grama Batatais (Paspalum notatum)

ㅤㅤTambém conhecida como Grama Forquilha ou Grama Mato Grosso, é uma espécie muito comum, possui folhas de um verde-claro, duras e um pouco pilosas. Resiste bem às pragas, secas, pisoteios e doenças, evita a erosão e filtra bem  a água, possui o aspecto um pouco rústico sendo recomendada para grandes áreas como parques públicos, campos de várzea, sítios e chácaras. Os pontos negativos desta grama são que ela precisa de muito sol e quando floresce tem que ser cortada com mais frequência para que o gramado não fique feio.   

Grama São Carlos (Axonopus compressus)

ㅤㅤTambém conhecida como Grama Curitibana, é uma espécie muito bonita, possui folhas de um verde intenso e brilhante, largas, lisas e sem pêlos. Possui estolhos abundantes que produzem muitas folhas. Adapta-se bem em áreas ensolaradas e semi-sombreadas, cresce um pouco para o alto, formando um gramado denso. É indicada para jardins públicos e residenciais, áreas industriais e casas de campo, em particular em regiões com inverno frio. Os pontos negativos desta grama são que ela precisa ser irrigada nos períodos de estiagem e tem que ser cortada sempre que a altura exceder 3cm.  

Grama Esmeralda (Zoysia japonica)

ㅤㅤConhecida internacionalmente pelo termo Wild Zoysia, ou seja, grama silvestre. É uma espécie muito comum nos dias de hoje, possui folhas verde-esmeralda, estreitas e lisas, Possui estolhos penetrantes que enraízam facilmente e podem invadir canteiros e calçadas por sua robustez. É uma espécie que deve ser cultivada sempre a pleno sol com uso indicado para jardins residenciais, áreas industriais, casas de praia e campo, playgrounds e campos de esportes em geral. Os pontos negativos desta grama são que ela precisa de muito sol para que não fique fraca, tem que ser cortada sempre que a altura exceder 3cm e necessita de adubação mais frequente que as outras espécies para manter o colorido verde uniforme.

Grama Bermudas (Cynodum dactylum)

ㅤㅤÉ uma espécie de grama que cresce muito rápido e tem ótimo poder de regeneração, possui folhas estreitas de cor verde vivo, macias e lisas. Resiste muito bem aos pisoteios e doenças, recupera-se rapidamente quando submetida ao stress e maus tratos sendo recomendada para áreas de uso intenso como playgrounds, campos de futebol, polo e quadras de tênis. Os pontos negativos desta grama são que ela precisa de suplementação anual de matéria orgânica para ficar viçosa e  tem que ser cortada sempre que a altura exceder 2 cm.