Folhagens ornamentais coloridas
ㅤㅤAs plantas ornamentais, especialmente as folhagens, apresentam-se em grande gama de cores passando por vários tons verdes puros ou mesclados com branco, amarelo, arroxeado e inclusive tons quentes de laranja e vermelho. O padrão dos desenhos varia desde simples listas verticais ou horizontais, até intrincados padrões com manchas, pintas e tons entrecortados.
ㅤㅤSob o aspecto botânico são poucas as plantas que naturalmente mostram variados padrões de cores, é certo dizer que no meio selvagem predomina o verde, porém temos exceções como as raras plantas arroxeadas e avermelhadas que exibem esta pigmentação como um tipo de protetor solar. A grande maioria das folhagens coloridas, que vemos hoje em dia no mercado de plantas, é o fruto da paciência de dedicados produtores, que por sucessivas gerações de cultivo foram aprimorando as mutações espontâneas, que surgiam nas plantações, criando assim novas variedades de cores nunca antes vistas nas folhagens.
As denominações das variedades mais comuns de padrões de folhagens aprimorados pelo homem são:

VARIEGATA OU VARIEGADA

MARGINATA OU LINEATA

AUREA

ALBA

PURPUREA OU PURPURATA

RUBRA
ㅤㅤCom o desenvolvimento de técnicas de clonagem “in vitro” e hibridação de espécies, existem hoje muitas folhagens coloridas em diversas famílias de plantas como: Jibóias, Filodendros, Coléus, Dracenas, Bromélias, Fórmio, Palmeiras, Ficus, Hibiscos, Durantas e Marantas. Vasos ou canteiros salpicados com plantas de folhagem colorida, dão a impressão de estão o ano todo floridos. Algumas folhagens quando mescladas de modo estratégico, produzem um efeito tão belo quanto o obtido com flores. Bons exemplos são: – a combinação de fórmio rubro com duranta aurea; – a mescla de dionela tasmaniana com grama preta; – o conjunto de fórmio variegata com sectresea purpurata. Os contrastes entre as formas e as cores, destes exemplares, formam pontos focais que permanecerão belos por todo o ano. Por conta de sua pigmentação extra (além da verde) as plantas com folhagens coloridas necessitam de luz em abundância, de preferência solar, para que possam exibir todo seu esplendor.

PLANTAS PEQUENAS
