PEDRO MIWA

EVOLUÇÃO DA ESTÉTICA PAISAGÍSTICA

ㅤㅤO estilo de uma composição paisagística é, como em outras formas de arte, o reflexo de uma série de repertórios estéticos que surgiram ou faziam parte de uma época e que estavam de acordo com a linguagem visual e expressão cultural de um povo em um momento da história.

ㅤㅤEm linhas mais simples pode-se dizer que o estilo é um conjunto de regras e valores de composição estética que distinguem um artista, uma obra de arte ou um período artístico, situando-os em um momento no tempo.   

ㅤㅤNo transcorrer da história humana o paisagismo sempre esteve intimamente ligado à arquitetura e, como expressão complementar a esta, refletia em suas linhas de composição os pensamentos e os valores que norteavam os projetos arquitetônicos e urbanísticos.

ㅤㅤDurante muito tempo, antes que fossem constituídos os grandes impérios do mundo antigo, o ser humano era nômade e coletor não dando muita importância a modificar e embelezar a paisagem à sua volta, o importante era sobreviver e abrigar-se dos elementos. Apenas com o advento da agricultura e a sedimentação da humanidade em territórios fixos, a modificação da paisagem teve início assim como o desenvolvimento da composição estética do território.

ㅤㅤTalvez um dos mais remotos relatos de composição paisagística no mundo antigo sejam os Jardins Suspensos da Babilônia, país que existiu onde hoje é o Iraque. Por ordem do então imperador Nabucodonosor, grandes extensões dos terraços e lajes do complexo palaciano da cidade foram impermeabilizadas com betume, irrigadas e ajardinadas com plantas e flores oriundas de todo império e de regiões montanhosas do oriente próximo, terra natal da imperatriz. A construção foi uma proeza para seu tempo, pois trazia a exuberância e o frescor das plantas para dentro da vida da cidade, rompendo com a estética árida e vazia do deserto vizinho. Nos dias atuais são muitos os jardins montados sobre lajes e terraços em modernos e altos edifícios de concreto e aço que cumprem a função de dar vida e amenizar os desertos modernos chamados metrópoles, uma estética de composição milenar que altera a percepção de quem olha para o horizonte desde o jardim, quebrando o vazio da geometria construída, pontilhando de verde o horizonte cinzento.

Legados de Pedra e Água: A Fusão de Paisagens Greco-Romanas e Orientais Moldando o Futuro Urbano

ㅤㅤVoltando-se aos antigos impérios, Grego e Romano, percebe-se o quão grandes podiam ser as cidades antigas e que estes povos também buscavam ideais estéticos que valorizassem as diferentes perspectivas de seus mundos. Os Gregos eram notáveis arquitetos e estetas, para eles a simetria e proporção deveriam estar presentes em todas as construções e espaços públicos, surgiam os teatros de arena, as ágoras (praças) e jardins públicos com imponentes ciprestes e tamareiras. Os Romanos, como sabido, se apoderaram de boa parte do conhecimento tecnológico dos Gregos e fizeram alguns aperfeiçoamentos: – com arcos transpunham rios e transportavam água para as cidades distantes por meio de aquedutos, com água corrente e abundante os jardins dos palácios podiam contar com variadas espécies de todos os pontos do império e mais além. Mesmo as casas romanas possuíam jardins elaborados ao redor do “impluvium” um tanque central em um pátio que colhia e armazenava água da chuva. Atualmente são vistas heranças da estética paisagística greco-romana nas praças públicas, nas composições simétricas e nos jardins de inverno que adornam muitas casas e edifícios comerciais, descendentes diretos do “impluvium”, aliás, a preocupação com a coleta e uso da água da chuva está voltando com força, mais um legado quase esquecido no passado que ajudará muito o futuro.     

ㅤㅤViajando um pouco para o extremo oriente ao Japão e China, se tem uma percepção diferente na forma como estas duas culturas milenares encaravam a paisagem, pois segundo as filosofias do Budismo e do Xintoísmo, homem e natureza fazem parte um do outro e por esta razão os jardins orientais sempre buscam uma estética naturalista. Nas composições paisagísticas orientais as linhas são suaves e o artificial deve ser evitado ao máximo.

ㅤㅤNo momento presente as composições paisagísticas de inspiração oriental e naturalista estão em alta e os elementos e materiais naturais estão sendo muito usados e reinterpretados.

ㅤㅤDo ponto de vista estético atual há uma classificação não muito rígida de estilos em composições paisagísticas. Sendo os principais estilos: clássico, inglês, árido, rupestre, oriental, tropical e contemporâneo. 

ㅤㅤEvoluindo através do tempo e da história dos povos e de suas culturas as estéticas paisagísticas produziram alguns estilos marcantes e atemporais que devem ser empregados de acordo com a demanda estética da arquitetura e contexto sócio ambiental do momento. Não existe uma regra rígida e inflexível, mas caminhos históricos a descobrir e conhecimento a ser usado com bom senso em busca do belo e do novo.